Descubra a história da
Quinta de Cypriano
A Quinta de Cypriano – Wine & Nature é um apaixonante projeto de enoturismo da família Andresen Guimarães, descendentes de Cypriano Joseph da Rocha, um ilustre barquense nascido no século XVII no concelho de Ponte da Barca. Este projeto é uma homenagem emocionante a esse antepassado e nasce de uma descoberta histórica que vale a pena conhecer…
Uma Herança de Séculos
Inserida numa quinta e casa multissecular, a construção da Quinta remonta a 1696, conforme gravado numa inscrição em pedra de granito na sua entrada.
Com cerca de 6,5 hectares de vinha, esta exploração vitivinícola beneficia das condições extraordinárias nas margens do Rio Lima para produzir uvas e vinhos de excelência.
As Cartas de Cypriano
No vasto acervo de documentos antigos da Quinta, foram encontradas cartas de Cypriano Joseph da Rocha escritas do Brasil nas primeiras décadas de Setecentos para sua mulher. Uma delas continha a seguinte recomendação, hoje lema desta Quinta: “Trata bem das nossas vinhas…“
Nas suas cartas, manifestava o seu interesse pelas vinhas e os campos e até mesmo pelo envio de vinho para o Brasil, juntamente com iguarias minhotas como o salpicão e a lampreia, possivelmente pescada nas pesqueiras ainda presentes na Quinta.
Uma Vida entre Portugal e o Brasil
Cypriano viveu no Brasil durante 14 anos como Juiz e Ouvidor e fundou o Arraial de São Cypriano, que deu origem a cerca de 200 localidades na região de Sul de Minas Gerais.
Muitas histórias da sua vida estão narradas num livro, escrito pelo seu descendente António Andresen Guimarães, e editado pela Imprensa Nacional.
Um Legado Preservado
A história e percurso de Cypriano pelo Brasil de Setecentos, apaixonou toda a família, levando-os a percorrer as cidades onde Cypriano viveu e por onde passou no Sul de Minas Gerais.
Este regresso dos descendentes de Cypriano ao Brasil para apresentação do Livro, foi motivo de aproximação e geminação de Ponte da Barca com Poços de Caldas, capital do Sul de Minas Gerais.